Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

14/06/2018 09h30

Festas Juninas: tempo de festa e de comer milho!

O mês de junho é marcado pelas festas de São João e o aumento do consumo de alimentos à base de milho

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M32

Vamos ver alguns benefícios das principais comidas a base de milho.

Os meses de junho e julho são marcados por festividades tradicionais, muito divertidas e que a família e principalmente as crianças adoram! Em termos alimentares nas festas juninas o consumo de milho é enorme. Vamos ver alguns benefícios das principais comidas a base de milho

 

 

 

Benefícios do milho

O milho é consumido há gerações. Já foi utilizado como recurso em caso de fome e perda de safras, devido a sua resistência e predomina desde o nascimento da agricultura. Sua cor deriva da sua riqueza em antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e a disseminação de radicais livres prejudiciais ao organismo.

Em especial, destacam-se os antioxidantes carotenoides luteína e a zeaxantina, responsáveis pela manutenção da saúde dos olhos, pelo fortalecimento do sistema imunológico e cardíaco e, principalmente, pela proteção contra a proliferação de células tumorais.

Ele é muito utilizado em dietas que visem o emagrecimento e a perda de peso. Além de possuir um valor calórico na média, fornece até 5g de proteínas por porção: 10% da dose diária recomendada pelos nutricionistas.

 Felizmente, as proteínas fornecidas pelo milho possuem em sua composição praticamente todos os aminoácidos essenciais para uma dieta equilibrada. Falta a esse alimento incrível apenas a lisina, que pode ser encontrada em aves ou ovos, por exemplo.

Além disso, o milho é reconhecido pela sua enorme quantidade de fibras, vitaminas e minerais, que permitem seu uso em variadas situações sem perda significativa dos nutrientes.

Nas Festas Juninas, o milho cozido, assado e seus derivados como a pipoca, o mugunzá e a canjica são muito comuns e, cada um, oferece benefícios próprios.

 

Benefícios da Pipoca

  • Aperitivo saudável: diferentemente do que se imagina, a pipoca não engorda. Ela é um aperitivo muito saudável e de baixa caloria, auxiliando até mesmo no emagrecimento.
  • Rica em fibras: capaz de melhorar o trânsito intestinal.
  • Rica em antioxidantes: auxilia no combate ao aparecimento de doenças cardíacas e atua na prevenção ao câncer.
  • Auxilia no controle da diabetes: diminui a vontade do consumo de doces e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, enquanto estimula a produção de insulina.

 

Benefícios do milho cozido ou assado

Via de regra, não existe diferença dos benefícios do milho cru, assado ou cozido. Mas, existe uma diferença calórica significativa no preparo dos três, mesmo sendo o mesmo milho.

Quando exposto a altas temperaturas – como é o caso do milho assado ou na brasa – o alimento ganha novas proporções de índice glicêmico, tornando-se um pouco mais calórico.

Na água, por exemplo, ele secreta alguns de seus nutrientes, havendo uma pequena perda de fibras, mas, não tão significativa.  Por via das dúvidas, é só comer o que melhor gostar e moderar no sal e na manteiga.

 

Benefícios do Mugunzá

Diferente das demais comidas festivas, o mugunzá é o mais doce e mais pedido com canela. Seus benefícios são equivalentes aos do milho, mas, tudo vai depender do preparo.

Existem regiões que trocam o leite de coco por leite de vaca, milho verde por branco triturado ou, ainda, outras que optam por cravo e canela ou só cravo. Os benefícios só variam de acordo com o material complementar utilizado.

 

Benefícios da Canjica

  • Riqueza de vitaminas e minerais: a canjica nada mais é do que um condensado de milho, o que a torna bem nutritiva e acessível a todos aqueles que desejam se aventurar na cozinha. Sua riqueza de vitaminas e minerais é notável porque, na maioria das vezes, não é composta só de uma, mas, várias espigas de milho.
  • Contém ácido fólico: para gestantes, anêmicos e pessoas com deficiência nutricional, a canjica pode ajudar. Rica em ácido fólico, contribui para o bem-estar geral de quem consome.
  • Rica em fibras: assim como todos os demais derivados de milho, a canjica também é rica em fibras e auxilia no emagrecimento. Mas, vamos moderar, porque muitas vezes a canjica acompanha uma dose de leite condensado.
  • Ação antioxidante;
  • Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares;
  • Regula o intestino;

 

Agora é só escolher o que você gosta mais e aproveitar suas festas juninas com a família. Boa diversão!

X