Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

31/05/2018 09h30

Cuidado com o Banheiro

Como os germes existentes nele podem afetar a sua saúde.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere
House floor interior home counter cottage 670072 pxhere.com

Vamos conhecer agora alguns itens que requerem uma higienização extra e cuidadosa.

É claro que um dos ambientes mais frequentados em uma casa é o banheiro. No entanto, por mais limpo que ele seja, sempre estará carregado de micro-organismos capazes de prejudicar a sua saúde.

Desde toalhas molhadas a escovas de dentes, até mesmo um simples sabonete, e claro, o vaso sanitário são capazes de comprometer a sua saúde. Isso acontece porque este é o lugar onde toda a sujeira é deixada para trás.

Vamos conhecer agora alguns itens que requerem uma higienização extra e cuidadosa. 

1 - Brinquedos de borracha das crianças

Todo brinquedo é passível de acumular bactérias, que por sua vez, vão parar nas bocas das crianças que os mordem, ou, diretamente nas suas mãos. A maioria dos brinquedos pode acumular bactérias e fungos. Por isso, evitem que brinquedos que esguichem água atinjam os olhos e ouvidos dos pequenos, pois pode desencadear infecções.

2 - Banheirinhas e cadeirinhas de banho

Após o uso, esses itens devem ser muito bem secos e guardados em lugares livres de poeira. Também é preciso frisar que nem as banheiras e nem as cadeiras de banho oferecem segurança para o bebê. Certifique-se de segurá-lo nos braços para evitar que se afoguem ou se machuquem.

3 - Sabonete

Sim, o sabonete. Muitas mães o levam para todos os lugares nas bolsinhas de seus filhos e, isso, infelizmente, está errado. O propósito do sabonete é limpar mãos e corpo e, por isso, é comum imaginar que este seria o último lugar onde você poderia encontrar bactérias. No entanto, as bactérias podem ficar no sabonete e passar de pessoa para pessoa. O recomendável é usar um sabonete líquido para diminuir os riscos.

4 - Toalhas

Muitas famílias compartilham a mesma toalha ou, até mesmo, a deixa secar no banheiro. Porém, essas toalhas podem acumular germes e fungos que permanecem vivos por horas ou até dias. Evitem usar a mesma toalha de mão, de rosto ou de corpo. Por ser um objeto com ambiente úmido, é muito propício para a proliferação de doenças.

5 - Cestos de roupa suja

Se você é uma daquelas pessoas que, para o bem ou para o mal, deixa o cesto de roupas sujas no banheiro por dias até que ele se encha, saiba que pode estar prejudicando a sua família.

Roupas no banheiro absorvem umidade e, como estão sujas, estarão constantemente acumulando micro-organismos. Roupas íntimas são as mais afetadas e, mesmo depois de lavadas, podem comprometer seu dono, se ficarem muito tempo no banheiro.

O ideal é lavá-las sempre que possível ou destinar um ambiente fora do banheiro para essas roupas: a lavanderia, por exemplo. Lave-as o mais rápido que conseguir, até mesmo para evitar o mau-cheiro.

6 - Escova de dentes

Com ou sem protetor, se ficar na pia, já era! A escova pode ser um foco de bactérias, principalmente, se o protetor estiver molhado. A umidade, as descargas no vaso sanitário com tampa aberta e até mesmo os insetos que podem aparecer no ambiente, também, são capazes de prejudicar a saúde.

Substitua suas escovas sempre de três em três meses e evite que elas sejam guardadas muito molhadas. Bata-as sempre contra a pia para retirar o excesso de água e, se possível, enxugue-as em uma toalha de papel descartável antes de guardá-la.

X