Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

17/05/2018 09h30

Exercícios Aquáticos

A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral, além de queimar muitas calorias.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Swim 3287239 1920

Mesmo que você não goste de nadar ou não saiba, ainda assim, dá para praticar a hidroginástica, pois a profundidade não irá passar dos ombros.

Muitas vezes, após algum tempo de exercícios, o nosso corpo começa a sentir os efeitos do impacto. Se o seu corpo está se ressentindo, os exercícios aquáticos podem ser uma boa alternativa. Mesmo que você não goste de nadar ou não saiba, ainda assim, dá para praticar a hidroginástica, pois a profundidade não irá passar dos ombros.

O contato com a água por si só trás uma série de benefícios. Os principais efeitos da água em nosso corpo são:

 

Temperatura 

Uma das características mais óbvias da água é a sua temperatura, que costuma ficar na faixa entre 25º C e 29º C (se a temperatura for muito baixa pode ocorrer a hipotermia - pela queda de temperatura, se for alta pode causar moleza). A exposição à água na temperatura adequada para a hidroginástica aumenta as qualidades elásticas dos nossos músculos, ajudando a ampliar a nossa faixa de movimento, prevenindo danos aos músculos,  devido também ao relaxamento que a água oferece.

Pressão

A contribuição básica da pressão da água é que ela estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais. Estes efeitos aumentam a sobrecarga do corpo, melhorando a resistência muscular.

Flutuação

Pessoas com excesso de peso ou com problemas específicos que dificultam o movimento em terra, descobrem que a flutuação permite que elas possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo. É por isso que você flutua na água. A flutuação também evita o impacto nas articulações.

Resistência

A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se você estivesse trabalhando com pesos. Esta resistência é notada deslocando o braço com a palma da mão aberta pela água.

Massagem

Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizante sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois.

A água também serve como meio para uma grande variedade de exercícios de reabilitação, onde as atividades são adaptadas às necessidades individuais, pois as qualidades terapêuticas da água podem ajudar e muito no processo de cura. Mas é sempre importante fazer uma avaliação física antes de iniciar as atividades.

É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios. A hidroginástica serve tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, pessoas que estão recuperando lesões, ou que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência.

Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.

 

HIDROBIKE

Apresentada em 2001 na conferência anual de exercícios aquáticos da Aquatic Exercise Association (AEA), na Flórida, nos Estados Unidos, a Hidrobike chegou ao Brasil em 2002. Desde lá, vem se expandindo pelo restante do país.

Segundo os professores, o gasto calórico médio de uma aula de 45 minutos é de cerca de 500 calorias, porém para ter um resultado satisfatório são necessários pelo menos três meses de aula.

Fisioterapeutas aconselham a hidrobike para quem já experimentou natação ou já fez hidroginástica. Pedalar dentro da água trabalha os mesmos grupos musculares, mas quebra a rotina e muda o tipo de condicionamento. Também é bom para pessoas que passaram por cirurgia de joelho ou de hérnia de disco e que precisam fazer exercício dentro da água. Além disso, ajuda na redução da celulite e nas dores nas pernas causadas por varizes.

 

Benefícios da hidrobike

- Fortalecimento da musculatura dos membros superiores

-  Fortalecimento da musculatura dos membros inferiores (principalmente pernas e glúteos)

- Baixo risco de lesões articulares e musculares

-  Melhora a capacidade respiratória

-  Redução da sobrecarga principalmente na coluna vertebral, joelhos e tornozelos

X