Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

18/04/2018 09h30

4 Alimentos Funcionais

Oferecem benefícios à saúde e atendem funções nutricionais básicas!

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M23

Os alimentos funcionais se caracterizam pelo oferecimento de diversos benefícios à saúde.

Os alimentos funcionais se caracterizam pelo oferecimento de diversos benefícios à saúde. Além do valor nutritivo inerente à sua composição química, desempenham um papel, potencialmente, benéfico na redução do risco de doenças crônicas e degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Todo alimento ou ingrediente que afeta beneficamente uma ou mais funções do nosso organismo, influenciando na saúde e bem-estar, prevenindo ou auxiliando o tratamento medicamentoso de determinadas patologias, pode ser considerado funcional. Ter uma alimentação funcional significa incluir o maior número possível de alimentos naturais – ou com o mínimo de processamento industrial que, além de nutrir, também protejam o organismo contra patologias.

Existem diversos produtos, como: o café verde, o óleo de coco, a Maca Peruana, a Goji Berry, a Chia, entre outros.  Estes produtos seguem uma crescente tendência dos alimentos funcionais. Vejamos alguns:

CAFÉ VERDE

O café verde é oriundo do grão verde de café, o qual possui duas vezes mais cafeína que o grão torrado. Esta propriedade faz com que ele seja um alimento termogênico. Por acelerar o metabolismo, a cafeína favorece a perda de peso, bem como promove a oxidação de gorduras corporais e a facilidade da sua eliminação. A melhora da disposição decorre dos inibidores de adenosinas - substâncias responsáveis por induzir o sono. O café verde possui também uma alta quantidade de antioxidantes, que limpam as células, combatem os radicais livres e promovem o melhor funcionamento do organismo.

ÓLEO DE COCO

Por sua vez, o óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média que, em contato com o estômago, transformam-se em monolaurina - um potente antibactericida, antifúngico e antiviral. Ele age diretamente no fortalecimento da imunidade. Rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), o óleo de coco atua no controle do colesterol, no aumento dos níveis de HDL e redução dos de LDL. Por isso, o alimento tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico e possui capacidade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura.

GOJI BERRY

Outro alimento funcional rico em antioxidantes é a Goji Berry. Famosa no combate aos radicais livres, a fruta contribui para o bom funcionamento do cérebro, do coração e do sistema nervoso, além de ajudar a equilibrar os níveis de colesterol. A Goji Berry é rica em vitamina C e tem nutrientes importantes que ajudam a equilibrar o organismo. Logo, é uma fonte completa de proteínas.

MACA PERUANA

Esse tubérculo também tem recebido destaque entre os alimentos funcionais. O consumo da Maca Peruana é ideal para quem pratica esporte, pois, além de ser rica em aminoácidos, fornece mais energia e disposição, aumenta a libido e, inclusive, a fertilidade.

Vale a pena incluir estes maravilhosos alimentos em sua alimentação diária.  Benefícios para saúde eles têm de sobra!

 

X