Saúde Integral
04/04/2018 09h30
Com vocês, o Rolfing
Indicado para pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos.
Por Nosso Bem Estar

O Rolfing é um tipo de massagem realizada em tecidos profundos, mais especificamente na fáscia, conhecido também como Integração Estrutural.
O Rolfing é um tipo de massagem realizada em tecidos profundos, mais especificamente na fáscia, conhecido também como Integração Estrutural. Ele foi criado por uma cientista norte-americana chamada Ida P. Rolf nos anos 50, por isso o nome de Rolfing, difundido mundialmente.
A fáscia é uma estrutura em rede que percorre ossos, músculos, nervos e órgãos como uma espécie de teia. Sua principal função é lubrificar os espaços internos e facilitar, assim, os movimentos do corpo.
Diferentemente dos outros tipos de massagem, o Rolfing busca liberar tensões e aliviar rigidez através da pressão na fáscia regional. A técnica tem o auxílio de exercícios de respiração e não utiliza óleos, cremes ou essências.
A ideia do Rolfing parte da premissa de que nunca fazemos um movimento 100% correto, o que resulta em um desconforto proveniente de maus hábitos posturais, estresse físico e estresse mental. Como qualquer outra máquina, precisamos de manutenção estrutural periódica, o que dá origem a um novo termo: Integração Estrutural.
INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL
A Dra. Rolf acreditava que a Integração Estrutural fosse uma intervenção direta na evolução da espécie humana. Isso porque, segundo ela “o corpo precisa se alongar, se equilibrar: um corpo equilibrado faz surgir um ser humano melhor”. Assim, esse tipo de tratamento é indicado para:
- Homens e mulheres;
- Atletas;
- Artistas;
- Portadores de dores crônicas;
- Qualquer um que sinta necessidade de conhecer novas possibilidades de percepção e movimento corporal.
INDICAÇÕES
Embora esteja indicado para a maioria das pessoas, existem algumas condições que se beneficiam especialmente com o Rolfing, entre elas:
- Dor crônica;
- Estresse;
- Portadores de síndrome do túnel do carpo, síndrome piriforme e síndrome do Pronador;
- Portadores de disfunção temporomandibular (ATM);
- Portadores de asma;
- Problemas de postura (em especial lordose e curvaturas na coluna);
- Derrames
- Tendinites
O TRATAMENTO
Como as outras massagens, não é possível notar uma melhora significativa ou a resolução do problema de um dia para o outro. É necessário perseverar. Em média, são de 10 a 15 sessões de tratamento. O objetivo da técnica é liberar membros isolados e trabalhar na sua integração.
É possível que o paciente sinta dores leves durante a sessão ou após ela. Em geral, é solicitado que os pacientes se hidratem bem antes do atendimento.
O Rolfing é uma área em expansão no Brasil, é possível buscar um profissional no site: www.rolfing.com.br/encontre-um-rolfista
BOX
Benefícios do Rolfing
- Melhora do nível físico;
- Liberação de tensões e rigidez;
- Melhora da postura;
- Melhora da autoestima;
- Melhora da performance esportiva;
- Melhora do equilíbrio
- Controla a ansiedade;
- Controla a insônia.