Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

27/03/2018 09h40

Ai, meus joelhos...

Saiba como evitar as dores, tomando atitudes inteligentes para essa articulação tão importante de nosso corpo.

Por Nosso Bem Estar

Flickr | Freepik
M11

A dor no joelho pode aparecer em qualquer pessoa, independente de sua faixa etária.

Você sofre com dores nos joelhos? Não aguenta mais os problemas nessa articulação da perna? Saiba o que você pode fazer para melhorar a situação.

A dor no joelho pode aparecer em qualquer pessoa, independente de sua faixa etária. Ela pode ser sintoma de osteoartrite, mas também consequência de um movimento errado, um cisto ou um problema na cartilagem.

Geralmente se recomenda repouso absoluto, além de outras formas de remédio, prescritas após o diagnóstico médico, mas também podem ser tomadas medidas caseiras bastante eficazes contra as dores nos joelhos. Conheça-as abaixo.

Faça repouso absoluto

Se o médico recomendou repouso absoluto, você não terá alternativa senão obedecer. Ir contra essa ordem somente irá piorar a situação, intensificando a dor e a gravidade do problema.

Então, não force a articulação e respeite as recomendações de quem entende. Os exercícios físicos só são permitidos em caso de prescrição médica, como fisioterapia ou natação, para recuperar a articulação.

Remédio caseiro para recuperação

Porém, é possível acelerar a recuperação dos tendões com um suco caseiro gostoso e saudável, que também é preventivo contra lesões. Para fazê-lo você deverá bater no liquidificador:

  • 150 gramas de aveia de cozimento rápido;
  • 250 ml de água;
  • 250 ml de suco de abacaxi;
  • 250 ml de suco de laranja;
  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 1 colher (café) de canela.

O suco rende três porções, que devem ser bebidas nessa ordem: um copo pela manhã, outro ao meio-dia e mais um aproximadamente duas horas antes de dormir.

Massagem para a dor

As dores nos joelhos também podem ser aliviadas com massagem caseira, feita com azeite de oliva e vinagre de maçã. Por ser uma solução alcalina com capacidade para dissolver as toxinas nocivas encontradas na articulação inflamada, essa mistura é bastante eficaz.

Ela é muito fácil de fazer: aplique, sobre um pano de algodão limpo, um pouco de azeite de oliva e uma colher (sopa) de vinagre de maçã. Faça massagens circulares em três vezes ao dia.

Diga não à terapia frio-calor

É comum a recomendação de terapia frio-calor para combater as dores nos joelhos. Contudo, nos primeiros dias não se devem fazer compressas quentes (até 72 horas), porque o problema pode ser intensificado.

O ideal é aplicar compressas frias, fazer compressão com faixas e ficar de repouso absoluto, com a perna elevada.

Atenção ao calçado

Problemas nos joelhos podem ser causados pela escolha do calçado, então é preciso atentar-se ao tipo escolhido, especialmente as palmilhas.

Se você já sofre com o problema, é recomendável procurar um especialista, que irá recomendar o tipo de calçado ideal para a sua situação. Existem palmilhas acolchoadas, que diminuem o impacto da pisada e podem aliviar dores. Veja com o médico se é o seu caso.

Gengibre é bom? Nem sempre!

O gengibre é uma substância amplamente conhecida por sua propriedade anti-inflamatória. Então, supostamente é boa para combater dores nas articulações. Acontece que o gengibre é contraindicado para quem tem pressão alta, então nem sempre sua combinação com os medicamentos prescritos pelo médico é válida.

Dicas complementares

É importante frisar que nossas sugestões são apenas complementares ao tratamento médico e não devem, de forma alguma, substituir a prescrição do especialista. Consulte o profissional, siga suas recomendações e leve mais bem-estar para seus joelhos.

X