Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

21/03/2018 09h30

Hora de tirar as fraldas

Saiba dicas para fazer o desfralde de seu filho sem grandes complicações, visando o bem-estar do pequeno nessa fase.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
Bebes

Seu filho já passou do momento de desfralde, mas você não sabe como tirar a fralda dele

Seu filho já passou do momento de desfralde, mas você não sabe como tirar a fralda dele? Conheça nossas dicas para passar por essa fase com tranquilidade para ambos.

Quando tirar

A primeira dica já é bastante esclarecedora, pois geralmente é a dúvida de muitas mamães. O ideal, segundo especialistas, é que a fralda seja retirada após os dois anos de idade, pois antes é muito cedo para a criança e pode gerar traumas.

Contudo, depois do segundo ano de vida, o pequeno passa da fase oral para a anal. Então, possui consciência de que faz xixi e cocô e isso é mais perceptível em torno de dois anos e meio. Por isso o desfralde é ideal nessa faixa etária.

Observe suas atitudes

Para facilitar a retirada, observe seu pequeno e note seu controle do esfíncter. Se ele avisar que está com a fralda suja ou se sentir incomodado com isso, se esconder em um canto da casa ou até mesmo se abaixar para fazer as necessidades, é sinal de que está pronto para retirar as fraldas de vez.

Como começar

A partir do momento em que você decidir que seu filho não usará mais fraldas, deixe-o sem a peça durante o dia, em um período mais tranquilo de sua vida. Se a rotina do bebê estiver passando por muitas transformações, adie a retirada.

Contudo, geralmente se recomenda que o desfralde aconteça no verão ou na primavera, estações mais quentes, porque com certeza haverá descontrole e a urina o deixará desconfortável e molhado em dias frios. Sempre que possível, deixe o pequeno somente de roupas íntimas, para facilitar a ida ao banheiro, ou o vista com roupas leves e confortáveis.

Quando começar a retirada das fraldas, chame a criança e a oriente do que está acontecendo, ou seja, diga que sempre que ela sentir vontade de fazer xixi ou cocô é para avisar você, para que possam ir juntos ao banheiro.

Para facilitar a eliminação das necessidades, tenha sempre em fácil acesso um penico ou assento com apoio para os pés da criança, que estimula a evacuação. E quando isso acontecer, comemore com seu filho. Todavia, não brigue com ele quando houver escapes, apenas diga que espera o aviso da próxima vez.

O exemplo é tudo. Então, estimule seu filho a ver que parentes e amigos utilizam o banheiro. Assim, ele entenderá que os maiores fazem suas eliminações de forma natural, que isso faz parte da vida, e ele naturalmente irá copiar suas atitudes.

Quanto tempo leva

O passo a passo do desfralde deve ser feito até que a criança tenha o controle. Entretanto, o período que leva para a total retirada das fraldas pode variar. Ou seja, em alguns pequenos leva apenas dias; em outros, pode demorar um mês ou mais.

Quando perceber que a criança já não faz mais xixi ou cocô nas peças íntimas durante o dia, deixe-a sem fralda também à noite. Contudo, não se assuste se o processo demorar, porque alguns médicos afirmam que pode haver descontrole até quatro ou cinco anos. Para ajudar o processo, você pode reduzir a ingestão de líquidos nas horas próximas ao repouso.

E mais: sempre vá com ele ao banheiro antes de dormir, e leve-o ao banheiro, nas primeiras madrugadas, para eliminação das necessidades. Com o tempo, você perceberá uma regularidade nos horários, então poderá levá-lo nesses momentos ao vaso sanitário. Depois é o período de ensiná-lo a ir ao banheiro sozinho.

Quando procurar ajuda

Como mencionamos acima, o tempo de desfralde varia de acordo com a criança, sendo normal o descontrole até os cinco primeiros anos de vida.

Geralmente o desfralde diurno é mais tranquilo, sendo o noturno mais desafiador, mas costuma-se dizer que a ajuda médica somente é necessária após o quinto ano, se houver descontrole de eliminação toda noite, até mais de uma vez por madrugada. Nesse caso, o problema pode ser enurese noturna, então o auxílio médico é recomendável para diagnóstico e tratamento adequado.

Você está preparada para fazer o desfralde de seu filho? Como fazê-lo você já sabe! É hora de orientá-lo!

X