Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Crescimento pessoal

20/03/2018 09h30

Vamos ler mais!

A leitura traz dezenas de benefícios para a nossa vida e precisa virar um hábito.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M13

A leitura é um hábito que precisa ser cultivado não apenas para adquirir conhecimento e aprendizado, mas também para incentivar a imaginação e a criatividade.

Que tal trocar seu celular por um livro? Ok, é possível ler muita coisa boa no próprio celular, inclusive livros; mas que tal diminuir o tempo de “zapeação” aleatória quase sempre inútil das redes sociais por um tempo maior e mais consistente de leitura de verdade?

 A leitura é um hábito que precisa ser cultivado não apenas para adquirir conhecimento e aprendizado, mas também para incentivar a imaginação e a criatividade. Antes de elencarmos os diversos benefícios de ler, que tal voltarmos um pouco no tempo e descobrir como a leitura começou a fazer parte do nosso dia a dia?

A história da leitura

Por incrível que pareça, a leitura começou lá nos primórdios da história, quando os homens das cavernas se comunicavam com gravuras: eles registravam o que queriam passar nas paredes das cavernas para que outras pessoas pudessem entender o que estava acontecendo.

Com o tempo surgiram diferentes tipos de registros depois disso: nós em cordas, símbolos gráficos, fonografia, pictogramas, hieróglifos, escrita silábica e por fim a alfabética. Inicialmente utilizada apenas para registrar leis, a escrita foi além e passou a narrar fatos, filosofias, literatura, arte, religião e notícias. A necessidade de informar criou (e aprimorou) a escrita para viabilizar a leitura cada vez mais com um melhor entendimento.

Benefícios da leitura

Ler não é mais uma virtude, mas um dever, uma necessidade no mundo moderno. Escrevemos e lemos para educar, aprender, registrar, transmitir e até mesmo contestar informações. Com isso conseguimos ampliar nossos horizontes, conhecer novos mundos e adquirir um melhor vocabulário.

Veja alguns benefícios comprovados da leitura:

  • Estimula a mente: ocupar a cabeça com alguma coisa pode ser uma boa distração para ansiosos, estressados e depressivos. Mas muito mais que isso, a leitura estimula e exercita a mente, desenvolve a memória e a interpretação das situações.
  • Diminui o estresse: a leitura nos envolve e atiça nossa imaginação. Com isso, é possível nos sentimos dentro da história e imaginamos cenários diferentes, eliminando a tensão do dia a dia.
  • Aguça a memória: se você tem problemas de memória, ler pode ser a sua salvação. Quanto mais estímulo a mente recebe, mais ela trabalha eficientemente e evita desperdiçar informações.
  • Desenvolve concentração, foco e paciência: ela otimiza estas funções básicas e auxilia diretamente o seu desenvolvimento no seu dia a dia.
  • Conhecimento: a leitura em si é um meio de receber e entender informações. A partir dela, é possível conhecer novas culturas, ampliar assuntos específicos, aprender novas línguas etc.
  • Possibilita a reflexão: somos capazes de formular uma noção madura e própria dos fatos. Podemos desenvolver relações complexas e nos tornamos capazes de debater diversos assuntos.
  • Propicia uma espécie de lazer: para muitas pessoas, ler é sinônimo de prazer e não uma obrigação. Quanto mais se lê, mais os benefícios são acentuados e mais depressa a leitura passa a ser incorporada.
  • Contribui para o desenvolvimento: quando o hábito de leitura é repassado a crianças, não só a imaginação e a criatividade são estimuladas como também o desenvolvimento do pensar e da concentração.

 

Como adquirir o hábito de ler

Se você ainda não tem o hábito de ler, comece já!  Para te ajudar, vamos te dar estas super dicas:

  • Comece por um tema que goste: é muito fácil abandonar a construção de um hábito quando ele não é prazeroso. Seja romance, drama ou matemática, comece por algo que te dê prazer.
  • Leia um pouco de cada vez: não espere ler um livro inteiro da noite para o dia. Programe-se para ler um pouco de cada vez, todos os dias, para não se sobrecarregar. Faça disso um passatempo.
  • Leia todos os dias: seja a matéria de uma revista, um post de um blog ou o jornal da manhã, leia sempre. Se possível, crie até mesmo uma meta de leitura semanal ou mensal: que tal começar se comprometendo a ler um livro a cada 3 meses? Mas não se pressione e divirta-se.
X