Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

13/03/2018 09h30

Saúde feita em casa

Veja como cultivar alimentos orgânicos em seu próprio lar, sem muito trabalho e promovendo mais qualidade de vida para sua família.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M11

Você acredita que os alimentos orgânicos, adquiridos em supermercado, são totalmente frescos e saudáveis?

Você acredita que os alimentos orgânicos, adquiridos em supermercado, são totalmente frescos e saudáveis? Será que realmente não possuem agrotóxicos ou outros produtos prejudiciais? Você somente terá certeza total se você mesmo o cultivar, e é isso o que ensinaremos hoje.

Sua horta orgânica

Não é muito difícil ter uma horta orgânica em casa, e você pode tê-la apenas reservando um pequeno espaço onde mora. Se você reside em apartamento ou tem um quintal pequeno, pode inclusive adaptar sua horta, fazendo-a vertical.

A iluminação e a ventilação são essenciais. Sua horta deve receber luz solar pela manhã e precisa estar ao ar livre ou situar-se próxima a janelas.

Montagem

De forma vertical, o cultivo de alimentos orgânicos pode ser feito com treliças de ferro ou madeira presas à parede. Contudo, para evitar infiltrações, as treliças devem ficar afastadas da parede pelo menos cinco centímetros, assim a ventilação é garantida.

Se o problema já ocorrer, pode-se fazer impermeabilização da parede, antes da montagem da horta.

Suporte aos alimentos

Geralmente o suporte dos alimentos orgânicos é feito em vasos, que podem (devem) fazer parte da decoração do ambiente. Se preferir, os vasos podem ser improvisados com garrafas pet cortadas ao meio ou canos de PVC. Você também pode fazer os vasos em casa, com barro ou argila.

O ideal é que os vasos se complementem, ou seja, que sejam feitos com o mesmo material, mesma cor (ou que combinem entre si) e mesmo formato. Mas isso não é regra, o que importa é que o resultado final seja harmônico.

Para finalizar o suporte, os vasos são presos às treliças com ganchos metálicos em forma de S. Mas você não precisa investir na compra dos ganchos, eles podem ser feitos com pedaços de arame. Afinal, não vão interferir no visual, já que quase não ficarão aparentes.

Tipos de alimentos adequados

Você pode plantar em casa diversos alimentos orgânicos, como ervas (tomilho, sálvia, alecrim, manjericão, orégano, pimenta, cebolinha, salsa, camomila, erva-doce, hortelã, etc.); frutas (ex.: tomate-cereja); verduras, como alface, couve, almeirão; e legumes, como cenoura.

Para você ter noção do que cabe numa horta vertical, deve atentar-se ao porte do alimento, que deve ser pequeno. Além disso, os produtos devem ser adaptáveis ao solo de pouca profundidade. Suas raízes crescerão com o tempo, demandando poda e replantio, mas esses cuidados são eventuais, como acontece em qualquer horta caseira.

Recomendações de tratamento

A terra escolhida para o cultivo de alimentos em casa pode ser um substrato orgânico já pronto para uso. Cubra 1/3 de um vaso de trinta centímetros de profundidade com argila expandida, e complete o recipiente com terra adubada ou o substrato mencionado acima.

A irrigação deve acontecer diariamente, mas com muita precaução. A melhor forma de fazer isso é com o auxílio de um borrifador, ou então apenas sacudir suas mãos molhadas em cima das espécies. Jamais os produtos devem ficar encharcados, apenas úmidos, tendo o mesmo cuidado com a terra.

As recomendações acima são essenciais para garantir o sucesso de sua horta orgânica em casa, bem como o visual do aparato. Afinal, a água pode escorrer pela parede, gerando infiltrações e mofo.

Prevenção contra insetos

Como em toda horta, a prevenção contra insetos nocivos precisa acontecer. Isso pode ser feito facilmente, com a inclusão de alguns espécimes em sua horta, como tagetes, gerânios, arruda, citronela ou hortelã;

Essas plantas funcionam como repelentes naturais, assim sua horta orgânica se mantém saudável, sem insetos que possam destruí-la.

Importância do cultivo de alimentos orgânicos em casa

Cultivar alimentos orgânicos em casa é mais do que um hobby, se tornou praticamente uma necessidade. Afinal, assim garantimos o consumo de alimentos frescos, que não contenham agrotóxicos ou outras substâncias nocivas à saúde.

Além de promover mais saúde e bem-estar para sua família, a horta orgânica deixa sua casa mais bela e colorida.

X