Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Beleza

07/03/2018 09h30

Recarregando as baterias...

Saiba mais sobre os banhos relaxantes e seus maravilhosos benefícios

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Depositphotos
M21

A humanidade sempre usou o banho não apenas para se limpar, mas para relaxar e se purificar.

A humanidade sempre usou o banho não apenas para se limpar, mas para relaxar e se purificar. A história dos banhos remonta a antiguidade, tendo um papel profundo e espiritual entre os egípcios e social entre os romanos.

Engana-se quem pensa que hoje em dia os banhos relaxantes são exclusivos do spas. Embora passar um dia ou um turno numa clínica especializada, numa sauna ou num excelente spa seja tudo de bom e absolutamente recomendável de tempos em tempos, é possível dar uma boa relaxada em casa mesmo.

Com algumas técnicas simples e os produtos certos, que incluem, por exemplo, uso de ervas e óleos essenciais, é possível fazer isso no conforto do próprio lar e aproveitar o momento para aliviar o estresse e o cansaço, relaxar os músculos e recarregar as energias.

Benefícios dos banhos relaxantes

A água aquecida tem papel significativo no relaxamento muscular e é utilizada, inclusive, na prevenção e tratamento de doenças a partir da técnica conhecida por hidroterapia, que trata lesões e doenças como artrite, artrose, lordose, entre outros.

Para fins de relaxamento estético e sensação de bem-estar, a água ganha a companhia de óleos e outros elementos que atuam de diferentes formas, resultando em:

  • Relaxamento;
  • Hidratação do corpo;
  • Ativação da circulação;
  • Redução nas dores musculares;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Aumento da concentração e do raciocínio.

Esses são alguns dos benefícios que podem ser proporcionados pelos banhos relaxantes. De acordo com as propriedades dos óleos utilizados, se agregam muitos outros mais. O óleo de eucalipto, por exemplo, combate dores musculares e contribui para o aumento da concentração, já a lavanda tem propriedades tranquilizantes.

Tipos de banhos relaxantes

Os banhos relaxantes de imersão devem ser realizados a uma temperatura de 36°C para que ocorra a vasodilatação e que os elementos utilizados na água atuem no organismo. A partir de dez minutos, já é possível sentir os efeitos no corpo e na mente, contudo, o recomendado é que a permanência não ultrapasse meia hora, pois a temperatura elevada pode diminuir a pressão arterial, além de causar ressecamento na pele.

Veja, a seguir, alguns tipos de banhos relaxantes.

Banho de Ofurô

O banho de ofurô consiste na imersão em água quente dentro de uma tina de madeira. A técnica teve origem a partir de um ritual japonês, no qual o momento do banho visava uma purificação mental e espiritual coletiva.

Hoje em dia, geralmente, o banho de ofurô é feito de forma individual (ou em casal) e, dependendo dos produtos utilizados, ele pode ter efeito relaxante (com ervas ou essências de lavanda e camomila, por exemplo), rejuvenescedor (com o uso de flor de laranjeira), entre outros.

Banho de vinho

O banho de vinho também pode ser feito no ofurô, mas, nesse caso, o elemento principal é a uva, que combate os radicais livres e atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento da pele e melhorando a circulação, além de ser útil para a hidratação do corpo e do cabelo.

Banho com pétalas

Outro banho relaxante bastante comum nos spas são os com pétalas de rosas, geralmente, vermelhas ou brancas, que tem efeito energético e espiritual, sendo voltado para acalmar a mente, trazer sensação de bem-estar e limpar energias negativas.

Banho de chocolate

O consumo de chocolate tem ação estimulante, e isso também acontece durante o banho com esse ingrediente. O banho de chocolate auxilia na redução do cansaço, aumenta o bem-estar e hidrata a pele.

 

O banho relaxante é uma excelente maneira de terminar um dia estressante. Com ele, você conseguirá aliviar o cansaço físico e mental, renovar as energias e dormir melhor.

 

Dicas para fazer um banho relaxante caseiro

Quem tem uma banheira em casa pode realizar o banho relaxante aplicando as ervas ou óleos essenciais de acordo com o desejo para o momento. Veja alguns exemplos:

  • Lavanda e camomila: propriedades relaxantes;
  • Flor de laranjeira: propriedades rejuvenescedoras;
  • Eucalipto: propriedade que revigora a mente, controla as emoções e combate as dores musculares;
  • Capim limão, alecrim, hortelã e jasmim: propriedades restauradoras e energizantes;

Mas se você não tem uma banheira em casa, não se preocupe. Também é possível ter bons resultados com o banho de chuveiro. Para isso faça uma infusão com as ervas de sua preferência e jogue no corpo após o banho. Outra sugestão é pingar algumas gotas de óleo no chão do box para que o aroma seja sentido durante o banho, ou, ainda, realizar um escalda-pés para sentir os benefícios a partir do contato dessa parte do corpo com a água morna.

Confira duas receitas para fazer em casa.

Banho relaxante com óleos

Misture 10 gotas de óleo de eucalipto, 10 gotas de óleo de essência de hortelã e 5 gotas de óleo de lavanda em 10 ml de óleo de amêndoa ou de abacate. Depois, passe a mistura no corpo e tome um banho de chuveiro.

Banho energizante

Separe algumas folhas de manjericão, alecrim, hortelã, arruda, canela em pau e cravo, ferva por alguns minutos em 2 litros de água. Junte à mistura um pouco de água fria, para que ela fique morna, e a derrame sobre o corpo com a ajuda de uma caneca.

X