Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Crescimento pessoal

25/01/2018 06h30

12 atitudes que ajudam a crescer

Certas atitudes vitais favorecem que se estabeleça uma melhor relação consigo mesmo, com os demais e as situações que se vivem. Tê-las presentes pode ajudar no processo de crescimento.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M33

Atitudes para seu crescimento

1 -  SINCERIDADE: ser honesto consigo mesmo e com os demais ensina a mostrar-se como se é realmente, sem projetar uma imagem falsa ou ilusória. Se exposta de uma boa maneira, a sinceridade pode ser doce, apesar de adversa, e recebida pelo outro como uma contribuição ao seu crescimento.

 

2 - CORAGEM: para sair da segurança das verdades fechadas e encarar novos desafios. Coragem para refletir com profundidade. Desconfiar das certezas duras, que podem significar rigidez e, num extremo, fanatismo.

 

3 - CONFIANÇA: tanto em si mesmo e nas próprias intuições, como no caminho individual que se está percorrendo. Estabelecer um clima de confiança ao redor, sendo confiável e acreditando nas outras pessoas (sem ingenuidade, claro).

 

4 - ATENÇÃO: para se dar conta dos processos interiores e conseguir maior claridade. Procurar sempre estar atento aos próprios sentimentos e motivações.

 

5 - HUMILDADE: desfazer a trava do orgulho, para não cair no perigo de se sentir superior ou especial. Desenvolver o ‘espírito de aprendiz’, que sempre busca um aprendizado nos outros e nas situações.

 

6 -  COMPAIXÃO: Experimentar o amor e a preocupação genuína pelos demais e abrir-se ao mundo. Descobrir a felicidade de servir e ajudar.

 

7 -  PERSEVERANÇA: ser perseverante e constante numa linha de trabalho. Buscar ultrapassar as dificuldades internas e externas, buscando uma boa medida, sem excessos, para não se cair na teimosia.

 

8 - HUMOR: para encarar as situações com maior perspectiva e menos seriedade. Aprender a rir de si mesmo é uma conquista, pois relativiza os dramas internos que muitas vezes criamos mentalmente.

 

9 - ESFORÇO: Dedicar energia ao trabalho consigo mesmo, para assim atingir seus propósitos. Concentrar a energia para se atingir uma meta ou realizar um sonho.

 

10 -  RESPONSABILIDADE: Aprender a sentir-se dono da própria vida. Não projetar nos outros a culpa pelos eventos que nos acontecem. Assumir que somos os responsáveis pela que nos passa e pelas transformações que são necessárias de serem feitas.

 

11 - DECIDIR E ATUAR: Postergar produz estancamento, enquanto que realizar e decidir dá segurança. Toda situação deve ser pensada em seus vários aspectos, mas a partir de uma decisão tomada, o próximo passo deve ser a ação para concretizá-la, para se ter uma postura mais produtiva na vida.

 

12 - ACEITAÇÃO: Não lutar contra os fatos, mas aceitá-los; amar-se e aos demais, apesar dos defeitos. Aceitar que muitos dos acontecimentos da vida são maiores que nossa capacidade de transformá-los.

 
X