Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

24/01/2018 06h30

Limpando o Planeta

Você sabia que existem produtos que não agridem o meio ambiente? Conheça as opções e faça a sua parte

Por Nosso Bem Estar

Lar Natural | Casinha Arrumada | Super Lopes
M23

Os produtos que usamos, podem fazer diferença.

Cada vez mais o meio ambiente sofre com o descarte e o uso incorreto de certos materiais e resíduos. Dessa maneira, é ainda mais necessário tomar medidas preventivas a fim de evitar mais perdas para o mundo em que vivemos.

A mudança precisa começar em casa e, de casa, ser levada para as ruas. Pequenas escolhas, até mesmo na compra dos produtos que usamos, podem fazer a diferença que o mundo precisa. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista de alguns produtos que podem proteger o meio ambiente.

Prefira orgânicos e caseiros

Produtos orgânicos não se resumem apenas a alimentos. Eles são responsáveis por manter a integridade de nossos ecossistemas. Dificilmente são encontrados em escala industrial, mas alternativas caseiras podem ser utilizadas na limpeza da casa. Por isso, separamos algumas receitinhas que podem ser úteis:

  • Limpa-tudo: dilua quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna e adicione uma colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão. Ajuda a limpar ambientes engordurados.

  • Desentupidor de pia: ponha no ralo duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de vinagre branco e jogue água fervente.

  • Limpa vidros: misture água e vinagre, limpe os vidros e seque com jornal velho. Além de dar brilho, não arranha e pode ser uma alternativa para diminuir gastos.

  • Limpa fornos: misture bicarbonato de sódio, vinagre, sal e água quente. Utilize uma esponja para limpar e um pano para secar.

  • Limpa carpetes: misture água e vinagre branco.

  • Lustra móveis: 300ml de suco de limão e 600ml de óleo vegetal. Misture bem e dê brilho com a flanela. Escolha bem o óleo, para evitar que o cheiro fique forte.

  • Amaciante de roupas: depois de enxaguar as roupas, deixe-as de molho com meio copo de vinagre branco. Além de amaciar, realça as cores.

  • Tira manchas: para manchas de gordura, água quente, sabão e algumas gotas de detergente fazem o mesmo trabalho. Se as manchas persistirem, você pode polvilhar um pouco de talco por algumas horas, para que ele consiga “sugar” a mancha. Manchas de doces e frutas saem com álcool e vinagre branco. Já as manchas de tinta, com leite ou um punhado de sal misturado com suco de limão apenas em cima da mancha, lavando em seguida.

Produtos biodegradáveis

Os produtos biodegradáveis são as opções industriais que, em tese, procuram minimizar o impacto sobre o meio ambiente. Eles se decompõem mais rápido na natureza e muitas vezes são compostos por itens orgânicos, evitando contaminação do solo e da água. Para encontra-los, é preciso ter atenção:

  • Produtos de limpeza: geralmente suas embalagens não agridem o meio ambiente e seu composto principal é natural. Geralmente, os nocivos são derivados do petróleo.

  • Plástico biodegradável: o plástico é um dos maiores agressores da natureza. No entanto, existem opções confeccionadas com óleo vegetal biodegradável, com avisos do tipo “biodegradável” ou “100% biodegradável” nas embalagens.

É fato que os produtos biodegradáveis contribuem para que o acúmulo de lixo no planeta seja reduzido, embora muitos ambientalistas, com razão, torçam o nariz para alguns deles. Já que eles contribuem ativamente no efeito estufa, liberando gás metano à medida em que se decompõe. Quanto mais rápido, mais gás.

Apesar dessa desvantagem, é uma alternativa de substituição dos produtos convencionais. Ao estudar esses compostos, foi constatado que os de decomposição lenta podem ser acondicionados em aterros sanitários e, o gás pro

veniente desse material, pode ser utilizado como energia.

Caseiros ou biodegradáveis?

Produtos biodegradáveis,  não são a melhor solução, mas são uma opção, uma vez que sejam controlados para evitar danos às superfícies em que são aplicados. Ainda assim, o descarte dos materiais deve ser considerado tão importante quanto a redução do consumo, quando pensamos em sustentabilidade.

Os produtos caseiros podem ser uma opção mais barata e simples de lidar com alguns problemas em casa -  aumente o consumo deles. Dê preferência para embalagens reutilizáveis e  separe o lixo corretamente Faça sua parte!

 
X