Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

23/01/2018 06h30

Mais aveia, mais saúde!

Conheça maneiras de aumentar o consumo deste cereal rico em fibras que faz maravilhas pelo nosso corpo.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M14

Conheça algumas dicas de consumo.

Quando você pensa em aveia, sempre se lembra de mingau? Pode ser uma delícia, mas existem muitas outras maneiras de consumir aveia. Conheça algumas sugestões abaixo.

Benefícios da aveia

A aveia é riquíssima em fibras e isso já seria uma ótima vantagem, mas essas fibras são de qualidade, isto é, são do tipo beta-glucanas. Elas aumentam a saciedade, facilitam o funcionamento do intestino, reduzem as taxas de colesterol e aumentam a imunidade.

Além do alto teor de fibras, a aveia possui proteínas e minerais importantes, como magnésio, ferro e zinco.

Para obter esses benefícios, é necessário consumir 30 gramas de aveia, o equivalente a três colheres de sopa. Mas atenção: por conta das fibras, sua ingestão deve ser sempre acompanhada de líquidos, ok?

Agora é hora de mostrar formas criativas de consumir aveia.

Com frutas

A aveia é perfeita para ser misturada a frutas no café da manhã ou no lanche que antecede o almoço. O ideal é que seja consumida nas primeiras horas do dia, para fornecer energia para as atividades, já que ela é rica em carboidrato. Assim, pode substituir o pão.

Pães, bolos e tortas

A aveia pode ser acrescentada a diversas receitas, reduzindo a quantidade de farinha de trigo. Se preferir, pode preparar pratos 100% aveia, sem farinha alguma. A sugestão é ótima para quem possui intolerância ao glúten ou deseja comer menos alimentos com trigo.

Panquecas e massas caseiras

Além de pães, bolos e tortas, você pode substituir parte da farinha de trigo ou colocar 100% aveia (farelo ou farinha) em panquecas e outras massas caseiras. O farelo contém mais fibras, porque é feito com a camada externa do grão, mas ambos são benéficos.

Mix de cereais

Você pode consumir aveia com frutas, mas também pode fazer um mix de cereais que a inclua, como granola, quinoa, linhaça e flocos de milho. Além disso, vale colocar amêndoas, nozes, uvas passas ou castanhas, e frutas secas.

Assim, esse mix também fica uma delícia com iogurte, vitaminas ou sucos, além das frutas naturais mencionadas na primeira sugestão.

Iogurte

O iogurte é rico em probióticos, ou seja, bactérias benéficas que estão presentes em nosso intestino, melhorando o seu funcionamento. Agora pense nos benefícios para esse órgão quando o iogurte é consumido com aveia!

E não é preciso muito: apenas uma colher desse cereal, juntamente com o iogurte, já faz maravilhas. Juntos, eles contêm 3,5 gramas de fibras, que equivalem a 15% do consumo recomendado diariamente.

Além de ser muito saborosa, a mistura de iogurte com aveia é pouco calórica: apenas 179 calorias no tipo desnatado, e 227 para o integral (e duas colheres de sopa do cereal).

Farofa

Talvez algumas dessas sugestões para consumir aveia já tenham passado por sua cabeça, mas você já pensou em fazer uma farofa com esse nutriente?

Aqui vale a mesma regra da substituição da farinha de trigo, mencionada acima: você pode utilizar parte aveia, parte farinha de milho, ou então fazer uma farofa 100% aveia. Se preferir, pode acrescentar outros cereais, como quinoa ou linhaça, aumentando os benefícios para o organismo.

Bebidas pré-treino

Por ser um alimento rico em carboidratos e ideal para fornecer energia para o corpo, a aveia é indicada no preparo de bebidas para antes do treino. Existem inúmeras receitas rápidas e práticas de sucos e vitaminas que entram nesse quesito, fornecendo o aporte necessário para a atividade.

Por exemplo: você pode acrescentar aveia a uma vitamina de frutas e adoçá-la com mel ou açúcar mascavo, ou fazer um suco com couve, cenoura, laranja e maçã, mais aveia e água. Não se esqueça: aonde a aveia vai, a água vai atrás!

Mingau

Mas se você não resiste a um bom mingau de aveia, finalizamos nossas sugestões com ele. Você pode consumir mingau com aveia em flocos ou em farelo, adicionando leite desnatado e açúcar mascavo ou mel. Sugestão: acrescente banana e canela. Fica uma delícia!

É hora de comprar aveia e seus acompanhamentos para muitas refeições pra lá de saudáveis!

 
X