Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Crescimento pessoal

22/11/2017 06h30

Já ouviu falar em Psicologia Positiva?

Ela tem como objetivo proporcionar que a pessoa se conheça melhor e que saiba extrair do seu interior emoções, qualidades e atitudes para ser mais feliz e ter uma vida com maior bem-estar.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M22 psicologia positiva

Autoconhecimento para uma vida mais feliz

A psicologia positiva foi desenvolvida nos anos 90 com o objetivo de estudar cientificamente a positividade das emoções, caráter, relacionamentos e intuições, ajudando a prospecção das pessoas e da comunidade em geral.

Essa técnica foi desenvolvida para ampliar a psicologia tradicional, visando reparar as coisas ruins da vida humana, ajudando as boas a florescerem. A psicologia positiva foca somente no potencial do indivíduo, diferente da usual que enfatiza bastante as deficiências dos indivíduos visando solucioná-las, claro.

A psicologia positiva tem como objetivo explorar o bem-estar, forças pessoais, saúde, criatividade, sabedoria etc, diferentemente da tradicional que busca corrigir a ansiedade, depressão entre outras.

A psicologia positiva e seus três níveis

Essa ciência trabalha em três níveis diferentes:  subjetivo, individual e em grupo.

O primeiro busca os sentimentos positivos, como o bem-estar, felicidade, otimismo, alegrias, entre outros, focando em proporcionar à pessoa o sentir-se bem.

Já no nível individual a psicologia positiva busca identificar as características necessárias para ser uma “boa pessoa”, abordando a capacidade de amar, o perdão, sabedoria, perseverança etc.

E por fim, ela aborda, no nível em grupo, a capacidade de viver em comunidade, com responsabilidades sociais, educação, respeito, tolerância, etc.

Por que a psicologia positiva pode melhorar sua vida?

A psicologia positiva não aborda os problemas das pessoas a fim de remediá-los, ela somente tenta compreender a felicidade, as experiências positivas, o otimismo e o altruísmo, procurando a saúde psicológica do indivíduo.

Por isso a abordagem visa a satisfação pessoal, emocional e profissional, proporcionando conquistar o prazer nas próprias ações e viver com alegria e felicidade. Quem se torna satisfeito com a própria vida tende a ter as emoções mais positivas.  

Quando se participa de sessões de psicologia positiva as pessoas tendem a se tornarem mais engajadas, tanto em relação a sua própria vida, como em suas atividades e relacionamentos. A dedicação e empenho ajudam a viver o melhor de si e extraem do caráter suas maiores forças e virtudes.

A psicologia positiva também pode ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida, algo que muitos passam anos buscando e nunca conseguem. É possível criar uma nova visão de mundo e como consequência mudar seus valores, encontrando assim novos objetivos e missões que podem preenchê-lo.

Além do potencial em proporcionar uma excelente qualidade de vida, ajuda nos relacionamentos amorosos e familiares, criando uma percepção de que precisamos uns dos outros para ser felizes e que para essa relação ser saudável ela precisa ter, além do vínculo, um apoio mútuo.

Conhecido como o flow da positividade, essa característica trabalhada na psicologia positiva busca proporcionar maior concentração dos indivíduos em todas as atividades que realiza, fazendo com que entre em um universo próprio e consiga organizar toda sua consciência. Com isso ele se sente mais feliz e fortalecido, onde suas capacidades intelectuais tornam-se mais evoluídas.

O estado de flow harmoniza-se com o mundo a sua volta, afetando positivamente o seu estado emocional, que pode até mesmo reverter um quadro negativo de desmotivação ou depressão.

Psicologia Positiva no Coaching

A psicologia positiva é aliada do coaching e do mercado de trabalho pois ajuda a trazer para a pessoa maior controle emocional e mais foco nas atividades realizadas. É uma das principais bases desse processo de crescimento pessoal, pois estimula o foco nas emoções, nas qualidades pessoais e nos comportamentos positivos, habilidades muito importantes que são exigidas no mundo profissional.

A psicologia positiva pode te ajudar a viver com mais felicidade e ter uma vida mais plena, focada mais nos pensamentos positivos do que nos dramas naturais da vida.

X