Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

16/11/2017 06h30

Reaproveitamento da água da chuva

Os cuidados com o meio ambiente são essenciais para nós e para as futuras gerações e economizar água é uma das principais tarefas que devemos cumprir para ajudar o nosso planeta.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Jornal Fato |
M34 rain barrel pump solar gs40078 01v

Reutilização inteligente

Os danos ambientais e mudanças climáticas já podem ser claramente percebidos por todos nós, por isso medidas de proteção ao nosso planeta são essenciais para reverter ou pelo menos minimizar esses impactos.

Um dos principais problemas ambientais é a escassez de água. Estudos mostram que no ano de 2050 ela afetará 2/3 da população mundial.

Água é sinônimo de vida, todos os seres vivos precisam dela. Algumas medidas diárias para economizar esse bem devem ser  tomadas, como diminuir o tempo do banho, reutilizar a água da máquina de lavar, lavar a louça com menos quantidade de água e também procurar fazer o armazenamento da água da chuva. Sabia que é possível fazer isto de uma maneira prática?

Como é feito o armazenamento da água da chuva

O armazenamento da água da chuva é uma medida recente que vem ganhando muitos adeptos e mostrando seus diversos benefícios ambientais. O armazenamento geralmente é feito pela utilização de uma cisterna, também conhecida como algibe e tem baixo custo de aquisição.

Através das calhas a água da chuva é direcionada para a cisterna que conta com um filtro que elimina as impurezas, folhas ou galhos. As partículas sólidas permanecem no fundo do sistema.

Alguns modelos precisam ser enterrados para diminuir a incidência de luz e consequentemente possíveis proliferação de microorganismos. A cisterna pode tratar a água com cloro orgânico e a bombear para um segundo reservatório (separado do da água potável), podendo então ser utilizada.

A reutilização da água da chuva

Por ser vinda da chuva, a água não pode ser considerada potável, ou seja, não pode ser usada para o consumo humano. Porém seu uso para outras coisas pode fazer uma economia de até 50% na conta de água de uma residência, além de estar contribuindo significativamente para o meio ambiente.

A água captada da chuva pode ser usada nas diversas tarefas domésticas, como lavar a calçada, o carro, no vaso sanitário, para aguar os jardins, lavar roupas, abastecer fontes e espelhos d’água e servir como reserva de incêndios.

Vantagens de reutilizar

  • Diminuir o uso do recurso hídrico potável, que representa somente 3% de toda a água do planeta.
  • A cisterna pode ser instalada no meio rural ou urbano, sendo em casa ou apartamento, podendo armazenar de mil a 16 mil litros de água, dependendo do modelo e das necessidades.
  • A água da chuva seria levada para rios e lagos, e muitas vezes carregando partículas contaminadas. Por isso sua reutilização diminui enchentes, evita a contaminação dos recursos hídricos e consequentemente a quantidade de esgotos.
  • Vem ajudando a combater a seca nos locais de sertão.

Desvantagens da reutilização da água da chuva

É importante sempre fazer a manutenção das calhas e cisterna, para evitar maiores contaminações. Também se deve separar corretamente a água da reutilização da água potável, pois caso contrário pode trazer malefícios à saúde.

Além disso, esses sistemas de plástico podem apresentar rachaduras ou deformações com o tempo, porém pode-se investir um pouco mais em cisternas de alvenaria. E se for enterrada, o custo será ainda maior.

Onde posso encontrar

Existem muitos modelos de materiais e de armazenamento, por isso escolha o que cumpra suas necessidades.

Os modelos de alvenaria são feitos por obra civil e os pré-fabricados (plástico, polietilenos ou materiais recicláveis) podem ser encontrados em lojas especializadas. Eles estão disponíveis nas cores azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege, contando com duas capacidades de 1000 litros e 600 litros.

Economize água através das cisternas

Estudos mostram que no Brasil são consumidos 185 litros de água por dia, dos quais 32% são para descarga de vasos sanitários; 14% na lavagem de roupas; e 8% a lavagem de automóveis, de áreas externas e irrigação.

Por isso, mesmo com um investimento considerável no início a utilização de cisternas vai beneficiar seu bolso. Todos devemos fazer a nossa parte para a preservação do meio ambiente, e o simples ato de utilizar cisternas para reaproveitar a água da chuva, além de incentivar as pessoas ao seu redor, também dá uma grande contribuição para um mundo melhor e mais sustentável.

X