Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

31/10/2017 06h30

Chá de hibisco é da hora!

Conheça os benefícios e refresque-se com essa bebida saborosa e aliada do bem-estar.

Por Nosso Bem Estar

Shutterstock
Hibiscus 1

Hibisco...além de refrescante é muito saudável

Os chás podem ser bebidos quentes ou frios, sozinhos ou em combinação com outros ingredientes. Conheça seus benefícios para a saúde e aprenda uma receita refrescante.

O chá de hibisco é relativamente novo aqui no Brasil, mas é um chá considerado medicinal e muito utilizado no Caribe, na África e na Ásia por conta de seus benefícios. Essa infusão tem bastante poder diurético e é rica em compostos antioxidantes, por isso tende a se popularizar ainda mais.

Conheça o hibisco

Antes de saber os benefícios dessa bebida, conheça o hibisco. É uma flor encontrada nos jardins, mas o chá é feito a partir de uma espécie chamada Hibiscussabdariffa (as do quintal são outras).

O chá é feito com o caule do botão seco da flor, possui coloração rosada e sabor agradável, semelhante à framboesa. Deve ser servido preferencialmente frio, diferente do que acontece com a maioria das infusões.

As propriedades desse chá

O chá de hibisco possui muitas propriedades e é graças a elas que existem vários benefícios para quem toma a bebida regularmente. Conheça-as abaixo:

  • Pouco calórico (cem gramas de flores secas fornecem apenas 37 calorias, mas uma porção contém bem menos do que isso);
  • É rico em flavonoides, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais;
  • De 15 a 30% desse chá é composto por fitonutrientes.

 

Agora sim, vamos aos benefícios

Essa bebida pode reduzir a obesidade e o acúmulo de gordura, diminuindo também a glicemia e o colesterol. Tudo isso acontece por seu efeito de aceleração do metabolismo.

Como reduz os níveis de açúcar no sangue, o chá de hibisco também pode prevenir o diabetes e a síndrome metabólica, ou seja, fatores que elevam as chances de uma pessoa sofrer doenças crônicas.

Por conta dos benefícios acima, essa infusão também pode reduzir a pressão arterial, já que estimula a função renal (diurético) e reduz os níveis de gordura no sangue.

A função intestinal também pode ser melhorada com a infusão de hibisco, porque ele é um laxante leve. Isso se deve aos fitonutrientes mencionados nas propriedades, que despertam as funções digestivas e favorecem a eliminação das excreções.

A alta concentração de antioxidantes do chá de hibisco o faz ser preventivo contra o câncer, pois os radicais livres fazem as células cancerígenas retardarem o seu crescimento. Além disso, essas substâncias combatem o envelhecimento da pele e a predisposição do organismo a doenças, como Mal de Parkinson e Alzheimer.

A infusão de hibisco também é amiga do fígado, mantendo a sua saúde e prevenindo doenças hepáticas. Isso também se deve aos radicais livres presentes na flor.

Como preparar o chá de hibisco

A bebida mais simples é feita apenas com água e flores secas. Aqueça meio litro de água e desligue assim que iniciar a fervura. É hora de acrescentar uma colher (sopa) de folhas secas e abafar por pelo menos cinco minutos (no máximo dez). Está pronto para servir.

Contudo, se você quiser inovar na receita e ainda aproveitar mais benefícios, pode prepará-la com limão e gengibre. Para isso, você vai precisar de uma colher (sopa) de hibisco, um pequeno pedaço de gengibre ralado e um limão siciliano.

Primeiramente vamos ferver o gengibre em 250 ml de água, por oito minutos. Passado o tempo, é hora de acrescentar o hibisco e abafar a infusão por cinco minutos. Em seguida, coloque a bebida na geladeira. Quando for tomá-la, esprema o limão.

Se você preferir, pode adoçar o chá de hibisco com mel, mas a bebida é saborosa e não necessita de artifícios para mascarar o sabor.

O ideal é tomar de duas a três xícaras por dia, não ultrapassando essa medida para não sofrer queda de pressão arterial. Recomenda-se beber esse chá por quinze dias, ficando depois uma semana sem ingeri-lo, antes de recomeçar o consumo.

Onde encontrar

Você provavelmente encontrará flores secas próprias para o preparo de chá de hibisco em casas de produtos naturais, feiras livres e supermercados. Compre um pacote para comprovar os benefícios!

X