Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

17/10/2017 06h30

Qual o maior vilão?

Saiba o que é pior para a saúde: açúcar ou gordura, e evite a ingestão de alimentos desse gênero em sua alimentação.

Por Nosso Bem Estar

Depositphotos
M12 acucar x gordura

Tire sua dúvida

Tanto açúcar quanto gordura são substâncias prejudiciais para a saúde. Mas você sabe qual deles é o pior?

A maioria vota em gorduras

A maioria das pessoas responde que gordura é pior do que açúcar, para a nossa saúde. E essa crença era verdadeira até pouco tempo, contudo, quem votava nas gorduras como a vilã da alimentação, agora perdeu a aposta. Até meados de 2017, os médicos do mundo todo recomendavam que as pessoas ingerissem, o quanto menos possível, alimentos que contivessem gorduras saturadas, pois elas possuem grande quantidade de colesterol ruim. O LDL obstrui as artérias e aumenta o risco de infarto e outras doenças que matam muitas pessoas em todos os países.

Quando isso mudou

Contudo, em agosto desse ano foi publicada uma reportagem no The Lancet, uma das revistas mais conceituadas no mundo médico com um estudo realizado durante sete anos, com 135 mil pessoas, de dezoito países, de todos os continentes.

O resultado do estudo, que mudou esta crença, foi que o consumo de açúcar (carboidratos) está associado às maiores taxas de morbidade, e não a ingestão de gordura. A morbidade geral possui relação a pessoas que obtêm sua energia diária com 60% ou mais de carboidratos (açúcares).

Resultado do teste entre os gêmeos

Durante um mês, os gêmeos ingleses Alexander e Chris Van Tulleken fizeram parte de um desafio, onde um deles se alimentaria com uma dieta rica em carboidratos, e o outro comeria mais alimentos com alta concentração de gordura.

Passado o prazo, o resultado: Alexander, o que consumiu muitas gorduras, emagreceu cinco quilos. Chris, o que comeu muitos doces, massas e pães, perdeu um quilo e meio.

E mais: o irmão da dieta das gorduras relatou que se cansava rapidamente, com perda de fôlego para praticar atividades físicas, dificuldade de concentração e dores de cabeça. Já Chris nunca estava satisfeito e constantemente se servia de petiscos durante o dia.

A chave é o equilíbrio

É claro que isso não quer dizer que as pessoas devam se alimentar expressamente com gorduras, evitando os açúcares. A chave para uma alimentação saudável é o equilíbrio, porque o organismo necessita de todos os grupos alimentares, incluindo o atual vilão da alimentação.

Afinal, os carboidratos (açúcares) são nossa principal fonte de energia, por isso Alexander estava sempre tão cansado, com dificuldade de concentração e dor de cabeça. Dessa forma, se as pessoas deixarem de comer alimentos com açúcar, o corpo pode retirar energia dos músculos, gerando esse cansaço, caso não haja energia suficiente pelo consumo de proteínas.

A importância de comer carboidratos

Como citamos acima, os carboidratos são nossa principal fonte de energia, então esse grupo alimentar precisa ser consumido em abundância (60% do prato) em nossa alimentação. O que devemos, podemos e precisamos fazer é procurar fontes saudáveis de açúcares em nossa alimentação, como os carboidratos de baixo índice glicêmico, as frutas e os vegetais.

Evite os alimentos processados

Também é importante evitar os alimentos processados, pois eles contêm tanto açúcar quanto gordura, ambos do tipo ruim. Não existe receita milagrosa para perder peso e manter a saúde, o que se deve fazer já foi recomendado acima: uma dieta balanceada e natural, que privilegie todos os grupos alimentares.

É isso o que os irmãos ingleses estão fazendo, para reverter a situação provocada pelo desafio. Comece agora mesmo a sua reeducação alimentar e tenha muito bem-estar e qualidade de vida em sua rotina. 

X