Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

11/07/2017 06h30

Lindos dias frios!

Preparamos uma série de dicas para deixar a estação mais fria do ano, ainda mais aconchegante e gostosa.

Por Nosso Bem Estar

Depositphotos
M11

O inverno pode ser tudo de bom

Afinal de contas, também existe calor no inverno, seja ele o humano, na gastronomia ou na alma. Como aproveitar o melhor que o inverno tem a oferecer?

Parece que foi ontem, mas ele chegou novamente. O inverno, além de ser a estação mais fria de todas, para algumas pessoas, também é a mais esperada do ano. Isso porque, apesar das baixas temperaturas, é durante os dias frios que se tem a sensação de alma aquecida: um bom chá, uma sopa quentinha ou um cobertor no sofá. Nessa época, o valor das coisas simples pode ser percebido nos pequenos detalhes, que fazem toda a diferença durante os dias gelados. O inverno, de certa forma, nos faz esquecer de que estamos em um país tropical.

Há, também, quem não tenha lá muita intimidade com as temperaturas baixas, e aquelas pessoas que gostariam de nunca ter que tirar os casacos mais grossos do armário. Mas vamos combinar que, até para elas, o inverno tem o seu charme, não é mesmo?

Independentemente de em qual time você esteja, nós preparamos uma série de dicas para deixar a estação mais fria do ano, ainda mais aconchegante e gostosa. Afinal de contas, também existe calor no inverno, seja ele o humano, na gastronomia ou na alma.

1 Férias no inverno

Se você sempre marca as suas férias pensando em aproveitar uma viagem com direito a muito sol e calor à beira da praia, que tal dar uma chance aos destinos mais frios? O inverno traz inúmeras possibilidades e destinos – e o melhor de tudo, você pode aproveitar sem ter que acordar cedo, como no dia a dia.

Para curtir as férias de inverno, não é preciso nem mesmo ir para fora do Brasil. Por aqui, nós temos ótimos destinos que atraem os turistas que querem aproveitar um bom vinho à beira de uma lareira e, até mesmo, a neve. Campos do Jordão, em São Paulo, Monte Verde, em Minas Gerais, São Joaquim, na Serra Catarinense, além, é claro da serra gaúcha, são boas opções para quem quer fugir da rotina e curtir as baixas temperaturas.

Locais com águas termais também são muito recomendados, não apenas como tratamento de saúde, mas como período para um descanso mais profundo. Poucas coisas relaxam tanto como elas.

2 Programas para quem quer relaxar

Nem só de férias vive a estação mais fria do ano. Para quem não pode tirar uns dias de folga nessa época, os finais de semana são ótimas oportunidades para relaxar e curtir programas que são a cara do inverno.

Que tal um day spa, com massagens relaxantes, sauna, ofurô e piscinas térmicas? Existem excelentes pacotes em spas e até mesmo em hotéis urbanos que tem adotado o conceito de day use, onde é possível passar horas relaxantes, usufruindo de uma diversidade de serviços, sem precisar estar hospedado.

Se a ideia é curtir com a família as baixas temperaturas, os restaurantes também são boas opções de programas. Lembre-se que todo mundo precisa de momentos de descanso para relaxar e se desconectar dos problemas do dia a ida. Para isso, aposte nos menus com comidas que têm o poder de um abraço: massas, sopas, fondue são ótimas pedidas.

3 Que tal preparar a sua casa para o inverno?

Se lá fora tudo muda com a chegada dos dias mais frios, dentro de casa não deve ser diferente. Mas fique tranquilo: para preparar sua casa para o inverno não é preciso grandes investimentos. Alguns pequenos toques dão todo o charme que os ambientes pedem e o conforto que você merece.

Se os tapetes não estão presentes na sua casa durante todo o ano, dê uma chance a eles no inverno. Além de ajudar na decoração, eles têm o poder de trazer calor para o ambiente. Os modelos mais felpudos na sala, por exemplo, é uma ótima escolha para essa estação do ano.

Outra aliada da decoração e aconchego é a manta de sofá. Afinal de contas, quem não gosta de chegar do trabalho no frio, tomar um banho e assistir um filme debaixo das cobertas? Se você já tem aqueles cobertores felpudos, nem precisa investir em novas mantas: eles cumprem o papel super bem, e ainda dão um charme a mais na sua sala.

Além do sofá, se tem outro lugar com o qual você sonha em estar nos dias mais frios é a sua cama, não é mesmo? Que tal prepara-la para o inverno? Hoje em dia, já existem alguns modelos de jogos de lençóis feitos em plush, que esquentam e deixam a sua noite de sono ainda mais aconchegante. Lençóis térmicos também são uma ótima opção para os dias mais gelados.

Os aquecedores são um bom artifício para deixar o banheiro mais quente antes do banho, por exemplo; e na sala nada se compara ao reconfortante calor de uma lareira, não é mesmo?

4 Drible a preguiça de praticar exercícios

Se você sente aquela preguiça quase que incontrolável de levantar da cama ou do sofá, trocar de roupa e ir praticar exercícios no inverno, saiba que não está sozinho. No frio, realmente, a disposição para as atividades físicas é menor. No entanto, existem formas de contornar essa falta de vontade e continuar ativo, mesmo nos dias com a temperatura mais baixa.

Uma dica é mudar a rotina de exercícios para uma que lhe dê mais motivação, e uma troca de modalidade pode ser uma boa ideia. Se você costuma praticar esportes ao ar livre, que tal tentar mudar para natação? Uma piscina aquecida e relaxante pode ser o que faltava para você voltar a ter vontade de se exercitar no inverno. Outra dica é escolher atividades intensas, que vão fazer você sentir calor e suar, deixando o frio em um segundo plano.

Caminhar a passo rápido, correr ou pedalar contra o ar fresco é muito estimulante e não há riscos se tomarmos alguns cuidados. Se o frio é realmente intenso, o ideal é vestir várias camadas de roupa fina, sempre evitando uma transpiração acima do normal. Além disso, para reduzir a perda de calor é importante cobrir a cabeça e usar luvas, pois essas partes do corpo perdem mais calor do que o tronco e as pernas. Não há necessidade de usar cachecol. Na verdade, não é recomendado, porque o corpo usa o rosto como um sensor da temperatura exterior. Após o exercício físico, é necessário se agasalhar, pois o suor, que molha a pele e a roupa, esfria e provoca uma mudança brusca da temperatura corporal.

5 Cuide da sua saúde no inverno

Apesar de ser uma estação com muitas coisas boas, é preciso tomar alguns cuidados no inverno, principalmente com a saúde. É nessa época do ano que as doenças respiratórias ganham a vez, já que a baixa umidade do ar (nos locais de frio seco), as mudanças bruscas de temperatura, a queda na imunidade e o hábito de deixar janelas fechadas nos ambientes são as condições ideais para o aparecimento da rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite e a popular influenza.

Principalmente no caso da gripe, todo cuidado é pouco para manter os vírus bem longe. Tanto que é perto do inverno que as campanhas de vacinação começam a ganhar força. Por isso, não pense duas vezes: idosos e crianças devem ser vacinados, já que têm um risco maior de desenvolver complicações causadas pela gripe.

Além da imunização, outros cuidados bem conhecidos continuam valendo: não tomar chuva, evitar lugares fechados, andar com álcool gel na bolsa e não sair com o cabelo molhado. Essas dicas podem até parecer conselhos de vó, mas, tenha certeza: elas nunca saem de moda!

Viu como o inverno pode até requerer uma atenção a mais com a saúde, mas é uma estação que também proporciona momentos gostosos? Lembre-se: o mais importante é o seu estado de espírito: estando bem consigo mesmo, você vai aproveitar a estação do ano, seja qual for, da melhor forma possível. 

X