Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

05/07/2017 06h30

Como deixar a estação mais fria do ano mais colorida

Conheça as flores do inverno, para deixar seu jardim belo e florido mesmo nos dias mais gelados.

Por Nosso Bem Estar

Free Great Picture | Pixabay
M31

Flores nos dias frios

Nem só de primavera vivem as flores. Alguns exemplares se dão muito bem nos dias frios, florescendo e embelezando seu jardim.  E quem disse que o inverno é composto apenas de dias cinzentos? Para alguns tipos de flores, o frio é vida. Afinal, elas têm tudo a ver com a estação gelada e ficam belas e coloridas, deixando sua vida da mesma forma. Conheça as flores do inverno.

Amor-perfeito

Quando se fala em flores do inverno, muitas pessoas já pensam em amor-perfeito. E não é somente porque ela floresce em junho, mês dos namorados, mas porque suporta muito bem o frio (inclusive a geada).

Seu porte é pequeno, suas cores são variadas, e elas são ideais para colorir e embelezar um jardim de inverno.

Carmélia

Essa flor fica bela o ano todo, mas ainda mais nos dias frios. Sua beleza é singular e essa espécie possui mais de oitenta variedades, com significado que alterna de acordo com a cor. Por exemplo: as vermelhas são sinônimo de reconhecimento; as brancas, de beleza perfeita; e as rosas, de grandeza da alma.

Gardênia

As gardênias ficaram extremamente conhecidas por causa do filme Perfume de Gardênia. E esse título faz todo o sentido. Afinal, além de sua beleza característica, a flor é bastante perfumada.

Azaleia

O símbolo da cidade de São Paulo também está entre as flores do inverno. Seu florescimento geralmente não acontece nos dias mais frios do ano, contudo, se receber luz solar direta constantemente, ela poderá desabrochar em junho, julho e agosto.

A azaleia também se apresenta em diversas cores, como rosa, branco, vermelho ou a mistura das três.

Cravos

Os cravos resistem bem às baixas temperaturas, também servindo como presente por conta do significado referente às cores: vermelho para gratidão e amor; rosa, para carinho; e branco, para pureza.

Begônias e lírios

Para ter as begônias como as flores mais belas do seu jardim de inverno, elas apenas precisam de pouca água, direto na terra, além da retirada de suas flores murchas e folhas amareladas. Elas gostam de local arejado, porém, que não receba iluminação direta do sol.

O mesmo cuidado de irrigação e manutenção deve ser feito com os lírios, para que desabrochem com tudo nos dias frios.

Orquídea

A orquídea do tipo Denphale é fácil de ser cuidada, especialmente no inverno. Basta apenas que sejam colocadas três pedras de gelo em seu vaso, uma vez por semana. Ela gosta de sol e de água!

Cíclames

As cíclames são chamadas “as rainhas da estação”, pois aguentam climas congelantes. A manutenção dela é a mesma da begônia e lírio.

Cuidados para a floração

Precisamos mencionar alguns cuidados que garantem uma boa floração.

Como seu período de semeadura demora de trinta a sessenta dias, para ter flores nos dias frios o ideal é plantá-las até mesmo antes do começo do inverno.

Primeiro cultive a muda, para criar raiz, depois plante-a onde desejar. A semeadura pode acontecer em canteiros, caixotes ou vasos, sempre com terra vegetal de qualidade, irrigação adequada (pois o inverno as vezes costuma ser seco) e boa drenagem.

A proteção dos pés também é importante, caso os espécimes sejam mais sensíveis, com lascas de madeira ou musgo ornamental, para evitar perda de calor. 

X