Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

03/05/2017 06h30

Sabonetes antibacterianos: sim ou não?

Saiba mais, incluindo formas de higienizar corretamente suas mãos para prevenir doenças

Por Nosso Bem Estar

Adobe Stock
M21

Higienização das mãos, qual a melhor opção?

Os sabonetes antibacterianos são amplamente utilizados pela população. Eles aumentam o efeito de limpeza dos sabonetes comuns. Porém, os Estados Unidos proibiram recentemente o uso desses produtos. Veja o motivo, além de saber como se proteger corretamente contra doenças.

Efeito antisséptico

Os sabonetes antibacterianos são utilizados para combater especialmente doenças infectocontagiosas, ou seja, cuja forma de contágio é feita pelo contato das mãos em locais contaminados.

A substância chamada triclosan é o antibactericida dos sabonetes líquidos, enquanto o triclocarban é o agente químico que compõe os sabonetes em barra. Ambos possuem efeito bactericida, ou seja, matam bactérias que podem nos transmitir doenças, enquanto os sabonetes comuns apenas removem-nas da pele.

Aumento da resistência bacteriana

Assim como pode acontecer com os antibióticos, os sabonetes antibacterianos podem tornar as bactérias resistentes às substâncias químicas que os compõem. Esse efeito é mais comum quando há uso frequente do produto.

Para matar as bactérias é necessário deixar o produto na pele por pelo menos dois minutos. Por este motivo, a resistência bacteriana pode acontecer. Sabemos que a maioria das pessoas não faz isso, assim é como se o produto não tivesse sido utilizado por esse indivíduo.

E pior: a espuma do sabonete antibacteriano escoará pelo sistema de captação da água, entrando em contato com as bactérias e tornando-as mais resistentes ao produto.

Estudos sobre ineficácia

Há um estudo publicado na The Journal Antimicrobial Chemotherapy (importante revista médica) que alega que os sabonetes antibacterianos não oferecem vantagem sobre os sabonetes comuns.

Há ainda outros estudos informando que esse tipo de sabonete pode fazer mal à saúde, pois está relacionado a alguns tipos de câncer e a doenças do sistema imunológico.

Proibição nos Estados Unidos

Por estes motivos, o órgão que fiscaliza alimentos e remédios (FDA – Food and Drug Administration) ordenou que dezenove produtos químicos fossem retirados do mercado, entre eles o triclosan e o triclocarban.

Porém, estão fora da proibição os géis antissépticos, lenços umedecidos e todos os produtos utilizados por hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

A proibição não se aplica ao Brasil, então não há ordem para recolhimento de produtos das prateleiras por aqui.

Sim ou não?

Os sabonetes antibacterianos não estão proibidos em nosso país, mas é provável que, com a restrição americana, você deva estar receoso sobre usá-los ou não.

Não há estudos científicos que comprovem a necessidade de utilização de sabonetes especiais para pessoas saudáveis. Os sabonetes que matam bactérias normalmente são recomendados por especialistas, no caso de feridas na pele, por exemplo.

Portanto, cabe ao profissional de saúde indicar ou não o uso, bem com informar como o produto deve ser utilizado.

Como higienizar as mãos?

Se o uso de sabonetes antibacterianos não é recomendado para pessoas saudáveis, é necessário explicar como fazer a higienização correta das mãos, para prevenir doenças. A limpeza é feita de maneira muito simples, com água e sabonete comum. Este método é eficaz na prevenção de infecções.

Para fazer a limpeza adequada das mãos, lave-as com a espuma do sabonete por pelo menos vinte segundos, friccionando bem todas as regiões (dorso, palmas, dedos e entre os dedos). Uma mão lava a outra. Em seguida, enxague-as e seque, de preferência com papel descartável.

Assim, é possível não transmitir agentes infecciosos, diminuindo a chance de contágio ao tocar superfícies ou objetos contaminados, sem a utilização de sabonetes antibacterianos.

Limpeza com ingredientes naturais

Se você preferir, também pode fazer a limpeza de suas mãos com ingredientes naturais, como limão e vinagre. Ambos são úteis para retirar toda a sujeira, além de eliminar manchas, melhorar o tom e a qualidade da pele.

A utilização é feita com a aplicação de uma mistura de suco de limão e vinagre na pele. O enxague deve ser feito com água morna.

Além disso, se você utilizar uma mistura de azeite de oliva, sal e suco de limão nas mãos, poderá retirar toda a gordura delas. Esta mistura também remove a sujeira e melhora a textura da pele. Basta esfregar a solução por alguns minutos e depois, enxaguar bem em água morna.

X