Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

27/04/2017 06h30

Reuse a borra de café!

Os benefícios do café não terminam após ele ser coado. Veja várias boas dicas de reuso.

Por Nosso Bem Estar

Dollar Photo Club
M32

Borra do café... muito além do que você imagina

O café está sempre na mesa dos brasileiros. Além de ótimo sabor, é estimulante e tem várias características importantes que poucos conhecem. Por exemplo, o café aumenta o poder de alguns analgésicos como a aspirina, e uma xícara oferece 300 fitoquímicos que funcionam como antioxidantes para o corpo. E mais, uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que se tomado regularmente, o café ajuda no funcionamento da memória.

Mas após coá-lo, costumamos jogar sua borra fora, sem nos darmos conta que ele continua sendo útil para várias outras funções. O nosso país é o segundo maior consumidor e o responsável por um terço da produção mundial de café. Imagine o aproveitamento que pode ser dado a toda essa borra. Vamos lembrar que reciclar é um dos princípios ecológicos mais importantes. E podemos começar por nós mesmos!

Leia a seguir 10 dicas de como você pode reaproveitar o pó de café usado em sua casa.

1. CONTRA PRAGAS - Coloque borra de café em torno das suas plantas para protegê-las contra as pragas, como formigas, caracóis e lesmas.

2. FERTILIZANTE - Se você cultiva azaleias, hortênsias, camélias ou rosas, a borra pode ser utilizada como fertilizante. Misture suas borras com brotos de grama morta, folhas marrons, ou palha seca para neutralizar um pouco da acidez do solo, e espalhe a mistura em torno de suas plantas. Pó de café usado é fonte de nitrogênio, magnésio e potássio.

3. NUTRIENTE - Jogue as borras de café na pilha de compostagem. Pó de café produz uma excelente matéria “verde”, por ser rico em nitrogênio.

4.  ANTICHEIROS - Borras de café podem ser usadas para absorver os odores dos alimentos na geladeira. Basta colocar um recipiente aberto com o pó de café no refrigerador.

5. LIMPANTE - Coloque pó de café usado em um pano de limpeza para tirar alimentos presos em pratos ou outras superfícies de sua cozinha.

6. TINTA - Borra de café molhada pode ser usada como tinta para colorir de tudo, desde penas até camisetas velhas. Pó de café usado molhado em água também pode ser utilizado para transformar papel branco em um “pergaminho antigo”.

7. ESFOLIANTE - Borra de café serve de esfoliante corporal, basta colocar o pó em pouco de água morna ou um óleo natural e passar no corpo antes do banho.

8. PARA O ROSTO - O café é também um excelente produto para o rosto. Misture duas colheres de sopa de pó de café usado com uma quantidade igual de cacau em pó orgânico. Adicione três colheres de sopa de leite integral ou creme de leite e uma colher de sopa de mel para criar um antioxidante facial. Faça uma máscara, deixe agir por 20 minutos e depois lave bem.

9. PARA OS CABELOS - Se você utilizou muitos produtos em seu cabelo ultimamente, provavelmente ele está sobrecarregado e perdeu um pouco do brilho natural. Para recuperá-lo esfregue pó de café usado antes de lavá-lo.

10.  ANTICELULITE - Café pode ser usado para combater as celulites. Misture o pó de café usado e água morna e massageie a região afetada pela celulite durante dez minutos, duas vezes por semana. Os resultados devem começar a aparecer dentro de quatro semanas de tratamento contínuo.

Fonte: Pensamento Verde / EcoGuia.

X