Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

28/02/2017 07h30

Paixão nacional

Descubra os benefícios do cafezinho de todas as horas

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Cafe paixao nacional

O café é a bebida mais consumida no Brasil

De manhã, depois do almoço ou no fim da tarde. Difícil é definir apenas um momento do dia para o famoso cafezinho. A bebida, além de ser extremamente saborosa, ainda tem uma função social importante.

Faça o seguinte exercício: tente pensar em situações importantes, como conversas e tomadas de decisões, em casa e no trabalho, que tenham sido regadas pelo café. Nessa rápida retrospectiva, não faltam lembranças, não é mesmo?

Mas, da mesma forma que ele é, segundo o IBGE, a bebida mais consumida no país – o brasileiro toma cerca de 215ml por dia  - o café ainda é o foco de muitas pesquisas e gera dúvidas sobre os seus benefícios e consumo.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre ele, que, além de esquentar o corpo, tem o poder de aquecer a alma e proporcionar aconchego. Vamos lá?

Qual a origem do café?

Por mais que ele seja um símbolo do nosso país, o café surgiu, na verdade, na África, nas terras altas da Etiópia, ainda no século IX. De lá, ele foi levado para o Egito e Europa, até chegar aqui, na “terrinha”, em 1727.

E as sementes se adaptaram tão bem ao solo brasileiro que, menos de um século depois, o país já era considerado um grande exportador do grão e passou a responder pela produção de 45% de café no mundo.

Mas você conhece as principais características e benefícios da bebida?

#1 Ajuda a estimular o metabolismo

O café puro é uma bebida com pouquíssimas calorias. Além disso, ele ainda ajuda a aumentar o metabolismo do nosso corpo entre 3% e 11%, exatamente pela presença de cafeína na sua composição.

Há estudos que comprovam a eficiência do café no aumento da queima de gordura corporal: cerca de 10% entre os obesos e 29% entre pessoas dentro da sua faixa de peso.

#2 Aumenta a performance física

A cafeína também é a responsável pelo aumento da performance física de quem tem o costume de tomar café. Isso porque ela é responsável pela elevação dos níveis de adrenalina no sangue, hormônio que tem a capacidade de deixar o corpo preparado para uma atividade física de intensidade.

#3 Age no retardo do envelhecimento

Os grãos de café têm mais de mil antioxidantes em sua composição, dentre eles o ácido hidrocinâmico e polifenóis. Essas são substâncias essenciais para combater os famosos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento e aumentam as chances de desenvolvimento do câncer. Por isso, o famoso cafezinho é um aliado quando o assunto é rejuvenescimento.

#4 Ajuda a driblar o sono nas horas impróprias

Essa função todo mundo conhece, afinal de contas, tem horas que só um café tem o poder de dar aquela acordada. Mas você sabe o porquê ele tem esse efeito?

Uma das responsáveis é, de novo, a cafeína, e ela proporciona energia exatamente porque, ao ser jogada na corrente sanguínea e chegar ao cérebro, bloqueia a adenosina, um neurotransmissor inibitório, além de aumentar a quantidade de noradrenalina e dopamina, que aceleram a atividade dos neurônios.

#5 Previne doenças cardíacas e aumenta a longevidade

Um dos estudos mais recentes envolvendo o famoso cafezinho de todos os dias foi feito pela Stanford University School of Medicine, nos Estados Unidos, e publicado pela revista Nature.

Depois de anos de análises, os pesquisadores atestaram que, quem tem o costume de beber café corre menos risco de ter doenças decorrentes do avançar da idade - que, em 90% dos casos, são causadas por inflamações crônicas, como as cardiovasculares, o mal de Alzheimer, as demências e alguns tipos de câncer.

A pesquisa provou que componentes do café têm o poder de bloquear ácidos nucleicos, que são os responsáveis pelo desencadeamento de processos inflamatórios. Portanto, entre um gole e outro da bebida, além de desfrutar do sabor inconfundível e delicioso do café, ainda ajudamos a reverter uma tendência natural do organismo de desenvolver essas doenças.

E então, as notícias são animadoras para quem não dispensa o cafezinho no trabalho, em casa e até mesmo nos encontros com amigos, não é mesmo? Agora, se você pensa que só é possível aproveitar os benefícios da bebida na sua apresentação mais comum, na xícara e quente, confira essa receita ideal para os dias mais quentes e que une duas das maiores paixões nacionais.

Drink de cerveja com café

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de Café Solúvel
  • 1 colher sopa de sal
  • 1 lata de cerveja
  • 1 limão siciliano

 

MODO DE PREPARO

Molhe a borda de um copo com o suco de meio limão e coloque a mistura de café solúvel e sal, até a borda ficar desenhada, como uma cobertura. Coloque a cerveja bem gelada no copo e sirva com uma rodela de limão.

Ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo? Já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

X