Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

25/01/2017 10h00

Vai viajar?

Saiba o que você deve fazer para aproveitar suas férias sem ter dor de cabeça com a segurança de sua casa

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Home

Siga as nossas dicas e aproveite as férias com tranquilidade

No período de descanso, quando as pessoas costumam deixar seus lares para viajar, os imprevistos com a rede elétrica ou hidráulica aumentam em pelo menos 25%. E pior, por falta de manutenção.

Os índices são ainda maiores se mencionarmos os assaltos às residências. Quanto mais tempo a família passa fora, mais chances sua residência tem de sofrer arrombamentos.

Mas essas ocorrências, tanto de falta de manutenção quanto de assaltos, podem ser minimizadas se as pessoas tomarem alguns cuidados antes de sair em viagem. Confira.

Deixe sua casa em ordem e segura

- Plugs fora da tomada: no verão, os temporais com trovoada são frequentes, assim como alagamentos. Então, para prevenir queima de eletrônicos, retire os plugs das tomadas, inclusive da geladeira, se for possível.

- Limpe a geladeira: se você não conseguir retirar todos os alimentos do refrigerador para desligá-lo, pelo menos veja tudo o que pode perecer no período da viagem. Consuma, compartilhe ou congele, mas não deixe estragar.

- Outra dica de limpeza bacana: esvazie os lixos e lave toda a louça suja. Você pode estar ansioso para viajar, mas não vai fazer isso quando retornar, cansado.

- Se o portão de sua casa for automático, lembre-se de desligar a energia dele e chavear o modo manual de abertura. Isso porque alguns controles são universais e podem ser abertos facilmente por outras pessoas, inclusive hackers.

 - Feche os registros de água: a precaução com a rede elétrica já foi tomada, é hora de se precaver contra danos hidráulicos. E isso é feito facilmente ao fechar os registros. É uma excelente forma de não encontrar sua residência alagada por causa de um vazamento na torneira, que você não havia se dado conta.

- Checagem segura: peça para um amigo, vizinho ou familiar de confiança visitar sua casa periodicamente, durante o período em que você estiver de viagem. Ele poderá checar a ordem e a segurança, além de molhar as plantas e recolher a correspondência.

- Suspenda assinaturas: se você não puder contar com a ajuda do item acima, vale suspender assinaturas de jornais ou revistas. Assim, o montante de periódicos na porta não chamará a atenção de suspeitos.

- Mantenha a rotina: se você costuma deixar as cortinas abertas durante o dia, peça para a pessoa de confiança fazer isso. Assaltantes ficam de olho nas alterações de rotina das residências, como janelas fechadas, lâmpadas acesas, casas às escuras, etc.

- Diminua o volume dos dispositivos sonoros: prevenção nunca é demais. Para que as pessoas não percebam que a casa está vazia, diminua o volume de aparelhos telefônicos, por exemplo, para que sua ausência não seja percebida pela insistência do toque. Se as pessoas não ouvirem o telefone tocando, não saberão se a família está em casa ou em viagem.

- Tranque muito bem portas e janelas, com cadeados, travas de madeira e chaves de modelos variados. Se possível, instale alarme ou sensor de movimento e grades.

- Esconda objetos de valor: mesmo tomando todas essas precauções, não custa esconder os objetos de valor que você tem

- Faça um seguro residencial: se preferir, você pode contratar um seguro residencial, que cobre danos elétricos e arrombamentos.

- Contato para emergências - Não se esqueça de informar, para alguém de confiança, o local onde você estará nas férias e também todas as formas de contato para emergências.

Siga as nossas dicas e aproveite as férias com tranquilidade, sem ter que ficar se preocupando com o a sua casa! Boa viagem!

X